Descubra novos caminhos para a sustentabilidade e a confiabilidade para o setor de tecnologia
Escolha a logística integrada para o transporte flexível e seguro de suas cargas tecnológicas.
Garantindo um futuro melhor por meio da sustentabilidade
A sustentabilidade se tornou um fator crítico para as empresas de tecnologia que buscam ter sucesso a longo prazo e deixar um impacto positivo em seus clientes. À medida que o setor de tecnologia evolui rapidamente, é vital que as empresas considerem o impacto ambiental de seus produtos e serviços e a cadeia de suprimento implantada para criá-los.
Priorizar a sustentabilidade é necessário para construir um futuro que seja inovador e ambientalmente consciente. Conversamos com Manuel Olberding, Diretor Global da Vertical Tecnologia da Maersk, para explorar a importância da sustentabilidade nos negócios e sua adoção em estratégias de logística.
Novos caminhos. Novas possibilidades.
Visão geral do setor
As empresas de tecnologia estão reavaliando suas cadeias de valor para melhorar a resiliência e a agilidade. No entanto, ainda enfrentam desafios, pois persistem os gargalos a partir do início da década. Hoje, um número crescente de líderes do setor e seus parceiros de logística principais consideram a digitalização um imperativo estratégico para cadeias de suprimento, com 61% dos entrevistados em um relatório recente tendo mencionado isso como fonte de vantagem competitiva.*
* Fonte: Gartner, abril de 2022
Juntamente com a tecnologia, alguns temas distintos estão fornecendo às empresas do setor oportunidades fundamentais para crescer:
Duas áreas de foco principais podem ajudar as empresas de tecnologia a permanecerem à frente da curva
Agilidade para impulsionar o crescimento
- Aumentando a visibilidade: Uma pesquisa global descobriu que a visibilidade foi um grande desafio para os executivos da cadeia de suprimento, com apenas 2% dos entrevistados alegando ter visibilidade além do segundo nível de sua base de fornecedores. As empresas precisam compartilhar informações críticas por meio da cadeia de valor a fim de enfrentar uma demanda desigual e permitir um planejamento proativo.*
- Acelerando a digitalização: A digitalização da cadeia de suprimento permite que as empresas enfrentem as novas necessidades do consumidor e melhorem a eficiência com o objetivo de alcançar seus mercados-alvo. Ela pode ajudar a tornar as empresas de tecnologia mais rápidas, flexíveis e precisas no combate a interrupções.
- Desenvolvendo capacidades em todos os canais: As expectativas dos consumidores em relação à experiência de compra estão mudando. Para empresas de tecnologia, deixar de oferecer uma experiência multicanal pode fazê-las ficar atrás de concorrentes mais ágeis.
- Melhorando a velocidade e o alcance: A agilidade em toda a cadeia de suprimento pode levar a ganhos sem precedentes para empresas de tecnologia. Uma cadeia de suprimento rápida tornou-se uma vantagem competitiva, ajudando a aumentar a participação de mercado e a fidelidade do cliente.
Resiliência contra desafios atuais e futuros
- Suprimento estratégico: Pesquisas globais recentes mostraram que as empresas aumentaram seu inventário durante a pandemia mais do que a diversificação de suas fontes de fornecimento. No entanto, a regionalização da cadeia de suprimento ainda era um dos principais objetivos, com 90% das empresas desejando implementá-la nos próximos 3 anos.*
- Colaboração: Apesar de um aumento na transparência, a cadeia de suprimento permanece fragmentada, com diferentes departamentos operando com diferentes KPIs. O compartilhamento de informações entre as partes interessadas pode reduzir impactos maiores na receita e ajudar a oferecer resultados durante contingências.
- Acelerando a digitalização: As empresas de tecnologia estão investindo em recursos analíticos da cadeia de suprimento e fontes alternativas para gerenciar melhor as interrupções. Esses investimentos também podem ajudar a reduzir o custo das matérias-primas.*
Uma combinação perfeita para alcançar metas sustentáveis sérias
Com o objetivo claro de sustentabilidade, a Electrolux pretende alcançar a neutralidade climática em suas operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2050. A Electrolux vê um parceiro na Maersk que também tem ambiciosos compromissos com a redução de emissões de carbono, e já adotou o Maersk ECO Delivery para fazer a diferença. Filippo Milanese, diretor de compras da Electrolux, revela três motivos pelos quais acha que a Maersk é perfeita para a Electrolux; e como, juntos, eles podem mostrar aos consumidores finais sua seriedade em relação à mudança e o quanto estão prontos para falar sobre questões de sustentabilidade.
O mundo do transporte e da logística faz o comércio global funcionar como relógio, interligando produtores e fornecedores aos consumidores por meio de cadeias de suprimento globais. É um maquinário complexo com muitas engrenagens e acionamentos, que precisam conectar-se e funcionar em uníssono para transportar produtos de maneira totalmente harmoniosa do ponto A ao ponto B. É por isso que a HP vem trabalhando em parceria completa com a Maersk desde 2010 no objetivo de dinamizar ainda mais suas cadeias de suprimento. A HP e a Maersk têm um longo e confiável relacionamento.
Tecnologias inovadoras, como blockchain e aprendizado de máquina com IA, podem potencialmente causar uma disrupção nos modelos operacionais de cadeia de suprimento existentes.
Você também pode interessar-se por:
Conquiste seu potencial máximo: basta deixar-nos simplificar e conectar sua cadeia de suprimento de ponta a ponta.